Toledo
Toledo Portal Universitário - ACESSE AQUI
18 99693-8222 - 18 3901-4005 | posgraduacao@toledoprudente.edu.br

O que são os cursos de MBA?

 

MBA (Master in Business Administration) são cursos de lato sensu. Trata-se de pós-graduação em áreas da administração que surgiram nos Estados Unidos e atualmente, são desenvolvidos em escolas de todo o mundo.

 


O que diferencia os cursos de MBA de uma pós-graduação tradicional?

 

É importante ressaltar que todo MBA é um curso de pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é um MBA. Os cursos tradicionais de pós-graduação é um aprofundamento em uma determinada área. O curso é indicado para profissionais que desejam focar sua atuação no mercado.

Já o MBA é uma especialização focada em negócios e mercado. A metodologia de ensino desenvolvido no decorrer do curso baseia-se, principalmente, em estudos de casos. O corpo docente é formado por professores que além de possuírem uma consistente formação acadêmica, apresentam, também, vivência prática em gestão de negócios (executivos, consultores etc)


Outra diferença entre os cursos tradicionais de pós-graduação e MBA é a carga horária. A duração do primeiro é de cerca de 360 horas, a do MBA, 400 horas.

 

Qual profissional pode cursar MBA?

 

O MBA é destinado não apenas aos graduados em Administração, mas a profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo, engenheiros, psicólogos, publicitários, economistas, contadores, entre outros, que tenham a necessidade de obter conhecimentos na área de gestão empresarial para melhor desempenhar funções gerenciais.


Logo, o MBA é indicado para líderes ou gestores em formação ou com carreira consolidada. Este enfoque mais aplicado dos MBAs fez com que as empresas passassem praticamente a exigir esta formação de seus quadros dirigentes.

 

Como é a forma de avaliação do desempenho dos alunos no MBA?

 

As formas de avaliação priorizam trabalhos em que os alunos possam aplicar os conteúdos desenvolvidos no curso em sua prática profissional, porém é comum a exigência de provas em algumas disciplinas.


Todos os cursos de especialização exigem um Trabalho de Conclusão de Curso. Vários MBAs, como é o caso de alguns de nossos cursos, desenvolvem como Trabalho de Conclusão de Curso um Business Plan, ou seja um plano de negócios que tem por objetivo planejar a implantação de um novo negócio ou a melhoria de algum negócio existente.

 

Qual o título que os alunos concluintes de um curso de MBA no Brasil recebem?

 

Diferentemente dos programas de MBA americanos, em que os alunos recebem um diploma de Mestre, no Brasil, os cursos de MBA foram regulamentados como Especialização, de maneira que os concluintes do programa recebem um diploma de especialista.

 

Regimento Interno - clique aqui






 





Praça Raul Furquim, 09, Vila Furquim

CEP 19030-430 Presidente Prudente - SP

posgraduacao@toledoprudente.edu.br

TOLEDO PRUDENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO

© Copyright 1961-2014 - Todos os direitos reservados